O prefeito de uma cidade do sul do México se casou com um jacaré vestido de noiva. O episódio inusitado faz parte de uma tradição indígena milenar. Os habitantes do local acreditam que o réptil seja uma divindade representante da Mãe Terra.
Víctor Hugo Sosa é um político de San Pedro Huamelula, comunidade indígena Chontal no istmo de Tehuantepec (sul do estado de Oaxaca). Ele relatou afeição pela noiva réptil, chamada Alicia Adriana, que assume o papel de “princesa” na celebração. O jornal O Globo divulgou algumas declarações do líder da comunidade.
“Aceito a responsabilidade porque nos amamos, isso é o que importa, não pode haver casamento se eles não se amam. Nós nos amamos e concordo em me casar com a princesa”, disse Sosa durante a cerimônia.
A união entre um homem e um jacaré é celebrada na cidade há mais de 230 anos para comemorar o dia em que duas etnias da região, os Huaves e os Chontales, se integraram graças a um casamento.
Na foto, um homem segurando um jacaré – Metrópoles
Entenda como funciona o casamento com o jacaré
A história da cidade diz que o atrito entre os dois povos terminou com o casamento do rei Chontal, hoje representado pelo prefeito, e a princesa Huave, comunidade estabelecida na cidade de San Mateo del Mar, encarnada no jacaré fêmea.
Antes de se casar, o animal foi levado de casa em casa para que os moradores dancem com ele. A boca fica amarrada durante todo o período. Alicia Adriana foi vestida com um vestido de noiva branco, com enfeites de prata, e levada ao palácio municipal para se casar com o prefeito.
Após o casamento, o prefeito dançou com o jacaré ao ritmo da música tradicional da cidade. “Estamos muito felizes por celebrarmos a união de duas culturas, as pessoas estão felizes”, afirmaram. A dança terminou com um beijo que sela a união entre o rei e a princesa.