Um levantamento do Instituto Sou da Paz concluiu que mais da metade dos homicídios no Brasil fica sem solução.
Uma pesquisa do Instituto Sou da Paz revela que apenas 37% dos homicídios cometidos no Brasil em 2019 foram solucionados. Uma queda de sete pontos percentuais em relação ao levantamento de 2018.
A estatística fica ainda mais evidente quando comparada aos indicadores de outros países. Na Europa, o percentual de esclarecimento é 92%; nos Estados Unidos, 57%.
Carolina Ricardo, diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, explica que a pesquisa considera esclarecido o homicídio que teve pelo menos um autor identificado e denunciado pelo Ministério Público até o fim do ano seguinte ao crime.
Dezoito estados e o Distrito Federal enviaram as informações completas; sete mandaram dados parciais.
Rondônia teve o melhor resultado: nove em cada dez homicídios foram solucionados. Mato Grosso do Sul, com 86%, e Santa Catarina, com 78%, completam os três primeiros do ranking. O Rio de Janeiro é o último da lista, com 16% dos crimes esclarecidos. Antes aparecem Amapá, Pará, Piauí e Bahia.
O estado de São Paulo é o que tem a menor taxa de mortes violentas entre todos os estados brasileiros, mas isso não significa um bom desempenho na solução dos crimes, pelo contrário. O estado que nas últimas quatro edições da pesquisa conseguia resolver, em média, metade dos homicídios viu esse número cair, neste ano, para 34%.