Dezenas de mortes de milionários russos e figuras importantes anteriormente alinhadas ao governo de Putin levantaram especulações na web e nos veículos de imprensa. Recentemente, o jornal britânico Daily Star fez um compilado de pessoas que morreram repentinamente por acidente ou “suicídio”. Acredita-se que o governo de Vladimir Putin esteja envolvido nisso e tenha cometido esses crimes para “eliminar” oponentes políticos e ameaças à estabilidade de seu poder. No entanto, ainda não há evidências de ligação direta entre Putin e esses assassinatos. Outros fatores, como rivalidades empresariais, ações do crime organizado e de agentes estrangeiros, também são considerados.
Veja a seguir alguns dos casos que geraram suspeitas no público.
Foto: Reprodução Twitter/@jaanikamerilo.
Mais recentemente, Kristina Baikova, executiva do Loko-Bank, um banco da Rússia, se tornou mais uma vítima de repentinas mortes que envolvem pessoas influentes nos negócios russos. No dia 23 de junho, a empresária supostamente caiu do 11º andar de seu apartamento, em Moscou, e morreu instantaneamente. As autoridades investigam o caso.
Foto: Reprodução Twitter/@JHON_NOHJ666.
Viatcheslav Rovneiko, um ex-espião e magnata do petróleo russo próximo ao chefe de inteligência estrangeira de Vladimir Putin, foi encontrado inconsciente em sua casa, em fevereiro de 2023. Sua morte foi incluída na lista de figuras do Kremlin que morreram em circunstâncias misteriosas nos últimos anos.
Foto: Reprodução Twitter/@igorsushko.
No mesmo mês, Marina Yankina, chefe do departamento de apoio financeiro do Ministério da Defesa para o Distrito Militar Ocidental e importante figura no financiamento da guerra ilegal de Vladimir Putin na Ucrânia, também foi encontrada morta sob circunstâncias suspeitas. Há relatos de que ela tenha cometido suicídio, mas essa é uma alegação frequentemente feita na Rússia, mesmo antes de qualquer investigação ser iniciada.
Foto: Reprodução Twitter/@igorsushko.
Pavel Antov, deputado russo que havia criticado a guerra na Ucrânia, foi encontrado morto na Índia em dezembro de 2022. A alegação é de que ele caiu do telhado de um hotel. Antov era um magnata conhecido na cidade de Vladimir, a leste de Moscou.
Foto: Reprodução Twitter/@drnoahross.
Também em dezembro de 2022, Dmitry Zelenov, magnata do setor imobiliário, morreu após supostamente ter caído de uma escada durante um jantar com amigos na cidade francesa de Antibes. Ele foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Zelenov foi considerado um dos bilionários mais jovens da Rússia e da Europa e incluído no ranking da Forbes em 2008, aos 36 anos.
Anatoly Nikolaevich Gerashchenko, conhecido por seu trabalho no desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e com ligações estreitas com o Ministério da Defesa de Putin, supostamente teria caído vários lances de escada e morrido na sequência, em setembro de 2022. O acidente teria acontecido no Instituto de Aviação de Moscou (MAI), onde ele exercia um cargo de chefia.
Foto: Reprodução Twitter/@L_ThinkTank.
No mesmo mês, Ivan Pechorin, diretor administrativo da Corporação de Desenvolvimento do Extremo Oriente e Ártico de Putin, supostamente teria se afogado até a morte após ter caído de um barco perto da ilha Russky, que pertence ao território russo. O corpo dele foi encontrado após uma busca intensiva.
Foto: Reprodução Twitter/@bayraktar_1love.
Ravil Maganov, presidente da Lukoil, a segunda maior produtora de petróleo da Rússia, representou a terceira morte suspeita de um milionário russo, em setembro de 2022. Ele morreu após supostamente ter caído da janela de um hospital, em Moscou. Maganov trabalhou na Lukoil desde a criação da empresa, em 1993, supervisionando as operações de refino, produção e exploração de petróleo, e assumiu a presidência em 2020.
Foto: Reprodução Twitter/@max_gagliardi.
Por fim, integra esta lista o bilionário Alexander Subbotin, ex-diretor da empresa de energia Lukoil. Ele foi encontrado morto em maio de 2022, misteriosamente, na casa de um xamã (líder espiritual indígena). O caso levantou a suspeita de que ele tenha sido intoxicado com veneno de sapo.
Créditos: R7.