Um novo ciclone extratropical deve atingir o litoral brasileiro no fim de semana, alertou a agência meteorológica, na manhã desta terça-feira, 4. O fenômeno afetará a Região Sul do Brasil, especialmente o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“A situação é novamente de atenção para muita chuva, incluindo as capitais Porto Alegre e Florianópolis”, ressaltou o Climatempo.
A agência meteorológica informou que o novo ciclone extratropical “não deve ser tão forte, como o de meados de junho”. Na ocasião, três pessoas morreram e 11 desapareceram no Rio Grande do Sul. As chuvas no mês passado acumularam entre 200 e 300 milímetros em apenas 48 horas.
O Climatempo salientou, no entanto, que o ciclone poderá causar estragos. Chuvas entre 100 e 150 milímetros devem atingir Porto Alegre, a Serra Gaúcha e o litoral norte do Rio Grande do Sul.
O leste de Santa Catarina também deve sofrer com o fenômeno, incluindo a serra catarinense e a Grande Florianópolis.
O leste e o nordeste do Rio Grande do Sul, além do leste de Santa Catarina, terão um volume de chuva equivalente a 50% da média comum para julho.
Saiba os riscos do ciclone extratropical
De acordo com o site Metsul, o ciclone que se formou na altura da costa entre os Estados do Paraná e de São Paulo não deve avançar sobre o continente. Pelo contrário. Ele deve se deslocar para o leste, ou seja, para o Atlântico.
O Metsul informou que, quando estiver totalmente formado, o fenômeno climático estará a mais de mil quilômetros da costa brasileira.
“O sistema deve ter pouco impacto no Brasil, uma vez que sua intensificação deve se dar enquanto se distancia do continente”, explicou a meteorologista Estael Sias.
Créditos: Revista Oeste.