Um homem foi jogado no chão e atingido por spray de pimenta, durante uma abordagem policial, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã desta segunda-feira (3). Ele participava do ato de enfermeiros a favor do piso salarial (veja detalhes abaixo). Segundo apuração do g1, o homem veio do Rio Grande do Norte.
O momento foi gravado por testemunhas (veja vídeo acima). As imagens mostram quando o homem, ainda não identificado, encarou um dos policiais, que o empurrou em seguida. Depois, vários militares se juntaram em volta dele, e o derrubaram no chão. No mesmo momento, policiais jogaram spray de pimenta contra o homem.
Um dos policiais se ajoelhou sobre a barriga do homem para contê-lo, enquanto ele gritava que não havia feito nada. “Por favor, me solta. Eu não estou resistindo”, disse. Em seguida, já algemado, enquanto tenta levantar, o homem foi derrubado mais uma vez pelos militares. Ao levantar, ele foi escoltado pelos policiais para longe da manifestação.
Confusão: enfermeiros protestam em frente ao ministério da saúde e são detidos por polícias pic.twitter.com/9k1jy3rkAQ
— Junior Melo TERRA🇧🇷🇮🇱 (@juniormelorn_) July 4, 2023
“Eu fui chamar as pessoas para sair, mas não deu tempo, já veio o gás de pimenta. O colega foi tentar defender, chegar as colegas para trás, mas a polícia já veio e jogou ele no chão, e foi para cima. [Foi] spray de pimenta em todo mundo. Mais de seis pessoas socorridas, passando mal”, contou a enfermeira Líbia Belisco, do Rio de Janeiro.
A Polícia Militar afirma que um policial foi desobedecido e empurrado por um dos manifestantes, “que fechava a via S1, mesmo com ordem de liberar o fluxo na via”. Ainda de acordo com a corporação, o homem foi levado à 5ª DP, na Asa Norte, onde foi autuado por desobediência e desacato. Ele não faria parte de nenhum quadro de enfermagem, diz a PM.
Por causa do ato, a PM interditou o trânsito na altura do Ministério da Saúde, na Esplanada dos Ministérios. Após a confusão com o enfermeiro, os ânimos se acalmaram no local.
Créditos: G1.