A primeira superlua do ano poderá ser vista na noite desta segunda-feira, 3, a partir das 18 horas. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o período em que o astro está mais perto da Terra. De acordo com o The Old Farmer’s Almanac, referência para a comunidade astronômica desde 1818, será a mais luminosa deste ano.
Não é preciso qualquer instrumento para observar. Quem tiver um binóculo, telescópio ou câmera, contudo, enxergará mais detalhes.
O horário exato em que ela nasce em sua cidade pode ser consultado em aplicativos de observação astronômica, como Stellarium, Star Walk, Star Chart, Sky Safari ou SkyView.
First supermoon of 2023 ascends above #UK. #supermoon pic.twitter.com/1Q3njbaRfW
— CGTN (@CGTNOfficial) July 3, 2023
Embora a maioria dos anos tenha 12 luas cheias, 2023 terá 13 desses eventos. O The Old Farmer’s Almanac também relata que duas superluas poderão ser vistas em agosto, como uma lua azul, que será a mais próxima da Terra este ano. A quarta e última superlua de 2023 nascerá em 29 de setembro.
Chamado de “Superlua dos Cervos”, o fenômeno pegou emprestado o nome de algumas tradições dos povos nativos norte-americanos. Em julho, crescem os chifres dos cervos — todos os anos, a galhada dos machos cai no inverno e se regenera no verão (do hemisfério Norte, por aqui as estações são invertidas).