É o que indicam os resultados preliminares do relatório de Insights em TI para Passageiros — 2023. Em média, passageiros esperam fazer 4,7 voos neste ano, em comparação aos 4,2 voos em 2019
Com a alta temporada do Hemisfério Norte se aproximando, as preocupações com voos atrasados, aumento das tarifas aéreas e congestionamento nos aeroportos não estão afastando os passageiros das viagens aéreas.
Resultados preliminares do relatório de Insights em TI para Passageiros — 2023 (Sita Passenger IT Insights de 2023, em inglês), da Sita, divulgados hoje, revelaram que a ansiedade em torno dos cancelamentos de voos foi citada por 32% dos passageiros ao reservar sua próxima viagem. Quase dois de cada dez passageiros citaram preocupações com o congestionamento no aeroporto e apontaram tarifas aéreas altas. Essas impressões foram geradas pela experiência do ano passado, em que 56% dos entrevistados disseram ter sofrido atrasos ou cancelamentos e 48% longas filas nos terminais.
No entanto, os viajantes pretendem voar mais do que nunca. Em média, esperam fazer 4,7 voos neste ano, em comparação aos 4,2 voos em 2019. Esses dados foram impulsionados, principalmente, por passageiros frequentes. Os que planejam mais de 10 voos avançaram de 6%, em 2019, para 10% neste ano.
“É encorajador para nossa indústria que os passageiros queiram viajar, e de forma mais qualitativa, levando em consideração alguns dos desafios que os aeroportos e as companhias aéreas experimentaram com o congestionamento no ano passado. Não podemos ignorar o fato de a experiência global das viagens aéreas ser um elemento essencial na tomada de decisão dos passageiros. Com os viajantes indicando uma clara intenção de viajar mais em 2023, o setor está bem instruído a entender suas preocupações, por exemplo, com o aumento da automação”, ressalta David Lavorel, CEO da Sita.
Segundo Lavorel, as pesquisas anteriores da Sita mostraram que os CIOs de aeroportos e companhias aéreas estavam considerando impulsionar a transformação digital. A expectativa é de que os investimentos em TI do setor, que desde 2020 apoia a digitalização e a automação, continuem em crescimento anual constante. No ano passado, os gastos com TI de companhias aéreas e aeroportos subiram, respectivamente, para cerca de 37 bilhões e 6,8 bilhões de dólares.
A Sita entrevistou mais de 6.000 passageiros, em 27 países, em abril deste ano, como parte do Sita Passenger IT Insights 2023. O relatório completo será divulgado em 5 de setembro de 2023.
Sobre a Sita
A Sita é uma provedora de TI para o setor de transporte aéreo, oferecendo soluções para companhias aéreas, aeroportos, aeronaves e governos. Sua tecnologia possibilita viagens aéreas mais integradas, seguras e sustentáveis.
Com cerca de 2.500 clientes, as soluções da Sita impulsionam a eficiência operacional em mais de mil aeroportos, ao mesmo tempo que cumprem a promessa de viabilizar 17 mil aeronaves conectadas para clientes em todo o mundo. A Sita também fornece soluções de tecnologia que auxiliam mais de 70 órgãos governamentais a encontrar o equilíbrio entre fronteiras seguras e viagens eficientes. Nossa rede de comunicações conecta todos os cantos do globo e abrange 60% da troca de dados da comunidade do transporte aéreo.
Em 2021, a Sita tornou-se uma empresa certificada CarbonNeutral® pelo The CarbonNeutral Protocol – padrão global líder para programas neutros em carbono. Está reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em todas as operações por meio do seu programa Planet+, reconhecido pela ONU, ao mesmo tempo que desenvolve soluções para ajudar a indústria da aviação a atingir seus objetivos de redução de carbono, incluindo redução do consumo de combustível e maior eficiência operacional. Em 2022, anunciou o compromisso de estabelecer metas de redução de emissões com base na iniciativa Net-Zero Standard, do Science Based Targets, uma parceria entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).
A Sita é 100% de propriedade da indústria de aviação e totalmente impulsionada por suas necessidades. É uma das empresas com maior diversidade internacional, prestando serviços em mais de 200 países e territórios.