O Twitter começou a aplicar neste sábado (1°) limites temporários de leitura para todos os usuários. Elon Musk, dono da rede social, disse que esses limites estão sendo colocados para que a plataforma possa lidar com “níveis extremos” de extração de dados e manipulação do sistema.
De acordo com o bilionário, agora as contas terão os seguintes limites:
- leitura de até 6 mil tweets por dia para contas verificadas;
- leitura de até 600 posts por dia para contas não verificadas;
- leitura de até 300 posts por dia para contas novas não verificadas
A mensagem da plataforma quando se atinge o limite pede que os usuários aguardem e tentem novamente, e não detalha o que causou o erro. O aviso tem relação com um bloqueio temporário que a plataforma faz quando há uso excessivo de uma conta, mas algumas pessoas apontam que não fizeram nada de diferente em seus perfis.
Por volta das 11h40 (horário de Brasília) deste sábado, os termos “Meu Twitter” e “Elon Musk” estavam entre os mais comentados da rede social por conta dos relatos dos usuários sobre a instabilidade.
O que são os limites do Twitter
O Twitter tem alguns limites de uso para administrar a demanda em seus servidores e impedir usos excessivos de sua infraestrutura. A ideia é que eles ajudem a evitar que a rede social fique fora do ar ou tenha muitas páginas de erro.
“Esses limites podem ser temporariamente reduzidos durante períodos de uso intenso do site”, diz a plataforma.
Estes são os limites do Twitter, segundo a sua página de ajuda:
- 500 mensagens diretas por dia;
- 2.400 tuítes por dia, divididos em intervalos de meia hora;
- 4 alterações por hora no e-mail da conta;
- 400 novas contas para seguir por dia – há outras regras que proíbem o comportamento de seguir de maneira acelerada.
Os limites incluem ações em todas as versões do Twitter, incluindo o aplicativo, o site e as APIs, que são usadas por aplicativos de terceiros.