‘Cuidado com perguntas meio capciosas’, disse o presidente durante conversa com apoiadores nesta segunda-feira (1º)
O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o primeiro brasileiro a ser entrevistado para o Censo 2022, que começa nesta segunda-feira (1º) e visitará 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país. O chefe do Executivo recebeu o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Rios Neto, e uma equipe de recenseadores.
“Sou a primeira pessoa a ser entrevistada para o Censo 2022”, disse Bolsonaro em um vídeo postado por um aliado nas redes sociais.
Durante conversa com apoiadores, por sua vez, o presidente pediu que tivessem cuidado com perguntas meio capciosas. “Não me comprometam”, destacou.
“O senhor é o cidadão número 1 do país. E nós estamos começando, e durante três meses (agosto, setembro, outubro) que todas as residências recebam o IBGE bem para que a gente entreviste todos os domicílios”, relatou Rios Neto.
O Censo 2022 começou nesta segunda-feira (1º), com mais de 183 mil recenseadores que visitarão 75 milhões de residências em 5.568 municípios do país, incluindo aldeias indígenas e quilombolas.
Segundo o IBGE, além de saber o tamanho da população, estimada atualmente em 215 milhões de habitantes, o Censo vai tirar uma fotografia detalhada dos brasileiros para mostrar as principais caraterísticas socioeconômicas: idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios etc.