Foto: Cancillería del Ecuador/Flickr.
Para surpresa geral, o Brasil governado por Lula (PT) é um dos signatários da resolução que a OEA (Organização dos Estados Americanos) aprovou nesta sexta-feira pedindo democracia na Nicarágua. O texto foi aprovado por consenso no plenário, informa o G1.
Desde 2017, a ditadura de Daniel Ortega (foto), amigo do presidente brasileiro, vem perseguindo religiosos e oponentes políticos e fechando universidades, ONGs e veículos de imprensa críticos ao regime.
Segundo a OEA, desde 2018 a crise política e humanitária se aprofunda no país centro-americano. Naquele ano, a ditadura de Ortega reprimiu protestos violentamente e matou mais de 300 pessoas, de acordo com estimativas da ONU.
A Assembleia-Geral da OEA pede na resolução aprovada nesta sexta que o governo da Nicarágua “cesse toda violação dos direitos humanos e respeite os direitos civis e políticos, bem como as liberdades religiosas e o Estado de Direito”. Também exorta a ditadura de Ortega a se abster “de toda forma de intimidação e assédio contra jornalistas, meios de comunicação, comunidades religiosas e organizações não governamentais, respeitando seu direito à liberdade de expressão e de reunião pacífica”.
Créditos: O Antagonista.