Reprodução / Instagram
Instituto avalia conduta da funcionária, mas afirma que caso não prescreve punição
A professora Rosana dos Reis Abrantes, de 42 anos, dá aulas de biologia para alunos do 3º ano do Ensino Médio e em turmas do Ensino Técnico no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória. Fora do horário de trabalho, ela acumula renda extra de outra forma. Em seu perfil no Instagram, ela compartilha abertamente conteúdos sensuais, como propaganda para suas plataformas de conteúdo adulto, como o OnlyFans e o Privacy.
A escolha de renda alternativa da professora tem gerado reclamações na instituição de ensino onde trabalha. Pais de alunos a denunciaram para a Comissão de Ética do IFES, que afirmou, por meio de nota, estar analisando a situação.
“Não se trata de um processo administrativo que possa resultar em uma punição. Neste momento, busca-se apenas um esclarecimento dos fatos para a pessoa denunciante e para a instituição, o que não pressupõe nem que uma infração tenha sido cometida”, escreveu o Instituto.
Se o Ifes constatar alguma infração ética ao final do processo, Rosana receberá uma advertência e será proposto um acordo, para que a professora faça “ajustes” no comportamento. O processo corre sob sigilo.
Uma escolha curiosa
Doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espírito Santos, Rosana teve contato com histórias de professoras no exterior que faziam sucesso em plataformas de conteúdo adulto. Diante disso, ela decidiu explorar o nicho e, quem sabe, fazer sucesso no ramo.
Em agosto de 2022, Rosana pagou para realizar uma sessão de fotos com o tema “cientista sexy” e fez as primeiras publicações. Aos poucos, o retorno financeiro chegou e, hoje, já representa 20% do seu salário como professora.
Rosana é mãe de duas meninas, de 10 e 17 anos, que foram consultadas antes que ela ativasse as plataformas. As meninas estudam em uma escola conservadora e concordaram que a mãe investisse nos conteúdos para maiores.
Na época que criou o perfil, Rosana também era casada, mas a separação chegou pouco tempo depois, já que o casamento já não ia tão bem. As fotos sensuais desagradaram o marido, gerando mais atrito entre eles.