Foto: Reprodução
Robson Rodrigo Francisco já estava algemado quando teve braços e pernas enlaçados na parte de trás do corpo; PMs seguem afastados
Novos vídeos divulgados nesta sexta-feira (26) mostram o momento da abordagem da Polícia Militar de São Paulo a Robson Rodrigo Francisco, suspeito de furto que foi amarrado com cordas por agentes na Vila Mariana, zona sul da capital paulista.
As imagens são das câmeras corporais dos policiais militares envolvidos na ação e de circuitos de segurança. E mostram que o suspeito já estava algemado quando teve os braços e as pernas enlaçados na parte de trás do corpo.
Os agentes envolvidos na ocorrência continuam afastados das atividades operacionais, com “eventuais excessos” ainda sendo apurados, segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública).
O caso aconteceu na noite de 4 de junho e ganhou repercussão após imagens feitas por uma testemunha mostrarem policiais militares carregando Robson, amarrado por cordas e gritando de dor, para dentro de um hospital da Vila Mariana.
Nesta semana, o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) aceitou denúncia por três crimes contra o suspeito: furto qualificado, resistência à prisão e corrupção de menor de idade.
A audiência de instrução, o interrogatório, os debates e o julgamento foram marcados para 27 de julho de 2023, “visando a maior rapidez do processo”, segundo o juiz.
O magistrado manteve ainda a prisão preventiva do acusado, “considerando que [ele é] não só portador de antecedentes de crimes contra o patrimônio, como a esta altura inclusive reincidente em crime doloso”.
Segundo o juiz, entre os itens furtados pelo rapaz estavam diversas bebidas, “em nada condizentes como de natureza essencial ao consumo humano”. A defesa de Robson, no entanto, afirma que ele foi encontrado com duas caixas de chocolate.
A Polícia Militar emitiu uma nota na ocasião em que lamentava o episódio. Segundo a corporação, todos os agentes que tiveram relação com a ocorrência foram preventivamente afastados das atividades operacionais.