Foto: Ricardo Stuckert
O governo federal publicou a exoneração de Gabriel Galípolo do cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, nesta terça-feira (20/6). Assim, ele deixa o cargo de número 2 na pasta para assumir a função como diretor de Polícia Monetária do Banco Central (BC). A mudança foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU).
O braço direito de Fernando Haddad recebeu a indicação para integrar a diretoria do BC e, no lugar dele no ministério, assume Dário Durigan, ex-diretor de Políticas Públicas do WhatsApp no Brasil .
Os nomes para a autoridade monetária do país ainda serão submetidos à apreciação do Senado, em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A escolha da data para a sabatina cabe ao presidente da CAE, senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), depois que a Casa receber o currículo dos indicados e um relator a ser designado.
“Não imagino que Galípolo enfrente resistência no Senado”, disse Haddad, ao anunciar a mudança. “O presidente Lula chancelou indicação dos dois nomes. Galípolo foi presidente de banco, trabalha comigo há bastante tempo, não queria abrir mão dele.”
Segundo o ministro, a primeira vez que ele ouviu sugestão do nome de Galípolo foi por meio do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Metropoles