Foto: Agência Brasil
Ministro do presidente Lula enfrenta resistência no Congresso
A fim de desgastar ainda mais o governo do presidente Lula, os parlamentares da oposição devem votar, na terça-feira 20, um requerimento de convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na CPI do MST.
De autoria do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), o documento pede esclarecimentos a Costa sobre as ações do MST e sobre as medidas de reintegração de posse das terras invadidas no Estado da Bahia, no período em que ele era governador — 2015 e 2023.
O ministro enfrenta diversas dificuldades de articulação com o Congresso. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), inclusive, “fritou” Rui durante um encontro que teve com Lula. Alvo de críticas dos deputados, Rui Costa já tem até mesmo uma possível queda ventilada nos corredores do Congresso.
Além do requerimento sobre o ministro, outros 44 documentos devem ser pautados amanhã na CPI do MST. Entre eles estão: a convocação de José Rainha, líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade; João Pedro Stédile, líder do MST; Antônio Fernando Oliveira, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal; representantes de grandes produtoras do agronegócio e etc.
Revista Oeste