Foto: Reprodução.
Com dimensões continentais, o Brasil é um país que possui diversas culturas, gostos e costumes. Uma das marcas dessa diversidade é o sotaque. Mais precisamente, a variedade de sotaques.
Segundo uma pesquisa da Preply, plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas, os mineiros têm o jeito mais “sexy” de pronunciar as palavras.
A Preply argumenta que os participantes da pesquisa escolheram o sotaque mineiro por causa de sua “maneira cantada” de falar e pelo modo como aplicam o diminutivo.
De acordo com os voluntários, quando alguém diz as palavras “pertim”, “cafézim” ou semelhantes, tende a ser vista como simpático e carinhoso.
Veja qual é o sotaque mais charmoso do Brasil, segundo o ranking da Preply
Sotaque mineiro é o mais charmoso. E o mais marcante?
A Preply também quis saber a opinião dos brasileiros sobre o sotaque mais marcante do país. Os fluminenses, ou seja, os que nasceram no Estado do Rio de Janeiro, ficaram na primeira posição. Já a medalha de prata ficou com os baianos.
O “x” marcante dos fluminenses, ao lado do “jeitinho baiano” de se expressar, justifica a escolha dos participantes da pesquisa.
Ao serem interpelados sobre qual sotaque escolheriam, se pudessem mudar o próprio jeito de pronunciar as palavras, os entrevistados afirmaram que optariam pelo fluminense.
Eles citaram gírias comuns dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, como “mermão” e “caraca, brother!”.
Créditos: Revista Oeste.