Foto: Divulgação/Escritório Estadual de Preservação da Baviera.
Arqueólogos encontraram uma espada raríssima num antigo cemitério da cidade de Nordlingen, na Alemanha.
De acordo com os pesquisadores, a arma tem 3 mil anos de idade. Ela está praticamente intacta, desde a estrutura até o brilho da lâmina.
O estado de conservação da espada chamou a atenção dos especialistas, que não identificaram exatamente o local de confecção da arma. Os pesquisadores encontraram a espada na semana passada, num túmulo com ossadas.
“A espada e o enterro ainda precisam ser examinados, para que nossos arqueólogos classifiquem ainda mais essa descoberta”, disse Mathias Pfeil, chefe do Escritório de Preservação de Monumentos da Baviera. “Mas já se pode dizer agora que a preservação é excepcional. Um achado como este é realmente raro.”
A declaração do professor tem razão de ser. Isso porque os detalhes do padrão em zigue-zague da espada, desenhados no punho, permanecem nítidos. Os especialistas acreditam que a arma é real, projetada para cortar pessoas e objetos.
Qual seria a origem da espada encontrada na Alemanha?
Os arqueólogos dizem que a espada encontrada na Alemanha, mais precisamente em Nordlingen, deve pertencer à cultura chamada “Campos de Urnas”.
Essa cultura é da Idade do Bronze, na Europa Central, entre os anos 1300 a.C e 750 a.C. Seu nome tem origem no costume daquela população de cremar os mortos e de colocar as cinzas deles nas urnas, que eram enterradas nos campos.
Créditos: Revista Oeste.