Foto: Paulo Pinto/Agência PT
Advogado precisará receber os votos de 41 senadores para ser oficializado como ministro do STF
A sabatina do advogado Cristiano Zanin na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado já tem data para acontecer: dia 21 de junho. A informação foi confirmada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta segunda-feira (12).
A ida dos indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) até o colegiado do Senado é uma das etapas necessárias para que eles sejam oficializados como novos integrantes da Suprema Corte. Ao anunciar a data da sabatina de Zanin, Pacheco também informou que deverá encaminhar a indicação ao Plenário assim que a votação na CCJ for finalizada.
A indicação de Cristiano Zanin foi encaminhada oficialmente por Lula ao Congresso Nacional em 1° de junho para a vaga aberta pela aposentadoria de Ricardo Lewandowski. Por ter sido advogado de Lula, o nome tem sido alvo de muitas críticas por parte da oposição.
Para que Zanin seja oficializado como novo ministro da Suprema Corte, é necessário que ele receba os votos favoráveis da maioria absoluta dos 81 senadores da Casa, ou seja, 41 parlamentares. Antes disso, o indicado de Lula ainda será votado pela CCJ, mas independentemente do resultado, o nome dele será submetido ao Plenário.
Pleno News