Foto: Reprodução/UOL.
O Botafogo venceu o Fortaleza por 2 a 0 com dois gols do artilheiro Tiquinho Soares neste sábado, no Nilton Santos, e continua líder após 10 rodadas do Campeonato Brasileiro.
O Botafogo se isola na liderança e garante mais uma rodada no lugar mais alto da tabela do Brasileirão. O Fogão tem 24 pontos, contra 19 do Palmeiras, que enfrentará o São Paulo no Morumbi.
Tiquinho marcou o oitavo gol dele no Campeonato Brasileiro e é o artilheiro, com três a mais que Róger Guedes e Hulk. O segundo dele foi em rebote de mais um pênalti desperdiçado.
O Fortaleza caiu para o 10º lugar, com 14 pontos, e pode perder mais posições até o encerramento da rodada.
As equipes terão um período maior de treinamentos por causa da data Fifa. O Botafogo voltará a campo contra Cuiabá, dia 22, fora de casa, enquanto o Fortaleza visitará o Cruzeiro no dia 21.
Como foi o jogo
O Botafogo tentou se impor contra o Fortaleza desde o primeiro minuto. O time de Vojvoda adotou postura mais defensiva no Rio de Janeiro e optou por primeiro defender para buscar os contra-ataques.
O Fogão chegava com facilidade no campo de ataque, mas mostrava erros na hora H, principalmente com Júnior Santos. Quando a partida caminhava para o empate, brilhou a estrela do artilheiro Tiquinho Soares.
Marlon Freitas fez um cruzamento despretensioso, Brítez afastou mal de cabeça e Tiquinho, livre no segundo pau, dominou e bateu com categoria, no cantinho de João Ricardo. 1 a 0 no placar.
No segundo tempo, o Fortaleza adotou postura mais ofensiva e dava trabalho ao goleiro Lucas Perri quando veio a ducha d’água fria do Botafogo.
Aos 17 minutos, Titi cometeu um pênalti bobo com toque no braço. Tiquinho perdeu mais uma penalidade máxima, mas fez no rebote e encaminhou a vitória dos donos da casa, esfriando os ânimos do Leão.
Vojvoda fez substituições e tentou promover uma reação do Fortaleza, mas o Botafogo continuou firme na defesa e segurou bem o importante resultado em casa. Um 2 a 0 sem contestações.
Lances importantes
1 a 0. Aos 47 minutos do primeiro tempo, Marlon Freitas cruzou na área, Brítez tirou mal e a bola sobrou limpa para o artilheiro Tiquinho. O centroavante bateu colocado, com categoria, e abriu o placar.
Sempre ele. Aos 19 minutos do segundo tempo, Tiquinho Soares parou em João Ricardo em mais um pênalti desperdiçado, mas aproveitou o rebote em vacilo de Lucero.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 x 0 FORTALEZA
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de junho de 2023 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Leone Carvalho Rocha (GO) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Daiane Muniz (SP-Fifa)
Cartões amarelos: Rafael, Eduardo e Tiquinho Soares (BOT) e Caio Alexandre, Thiago Galhardo e Zé Welison (FOR)
GOLS:
Botafogo: Tiquinho Soares, aos 47 do 1T e 19 minutos do 2T
BOTAFOGO: Lucas Perri, Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Tchê Tchê (Lucas Fernandes) e Eduardo; Júnior Santos (Matías Segovia), Luis Henrique (Victor Sá) e Tiquinho Soares (Matheus Nascimento) Técnico: Luis Castro.
FORTALEZA: João Ricardo, Tinga (Yago Pikachu), Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Zé Welison), Hércules (Vinicius Zanocelo) e Calebe (Romero); Pochettino (Romarinho), Thiago Galhardo e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Créditos: UOL.