Foto: Divulgação / GINA.
Zofia Burk, uma modelo polonesa que chegou ao Brasil em 1951, quando tinha apenas 5 anos, é o rosto por trás de um dos produtos mais icônicos do mercado brasileiro há mais de quatro décadas.
Reconhecida ao redor do Brasil por seu sorriso enigmático, poucas pessoas conhecem seu nome. Isso porque, sua figura de maior presença no imaginário popular brasileiro é associado, justamente, a outro nome feminino: Gina, da caixinha de palitos.
Desde os seus 16 anos, Zofia já estava envolvida no mundo da moda como modelo. Durante os anos 70, ela alcançou o auge de sua carreira, sendo solicitada para participar de diversos comerciais relacionados a produtos de beleza, como xampus, sabonetes e maquiagem.
Em certo dia de 1975, quando tinha 29 anos, ela recebeu um convite para uma sessão de fotos dos palitos Gina, porém, não fazia ideia de que sua imagem seria estampada na embalagem do produto. Naquele momento, ela acreditava que seria apenas para um cartaz ou anúncio impresso.
A partir do lançamento da caixinha de palitos Gina, no mesmo ano do ensaio, Zofia se tornou um ícone presente nos lares de todo o Brasil. Sua expressão cativante e enigmática conquistou o público, tornando-se uma figura familiar e atemporal. Contudo, mesmo com tanto tempo de exposição, estampando a embalagem até os dias atuais, seu nome permaneceu desconhecido para a maioria.
Depois do clique
Marcada como um símbolo visual dos palitinhos, como informou reportagem da Veja São Paulo, que passou a ter dificuldades de arranjar trabalhos na publicidade e cogitou até processar a empresa pela exposição excessiva. Contudo, foi orientada a não seguir com a solicitação, visto que recebeu o cachê pelas fotos normalmente e a empresa tinha direito total de uso.
Sem oportunidades notáveis nos anos seguintes, deixou de realizar trabalhos de modelo aos 32 anos, tornando-se gerente de marketing em uma empresa de cartões de crédito pelos 25 anos seguintes, quando se aposentou em 2005, mesmo ano em que abriu uma agência de turismo com o filho.
O veículo ainda revelou que Zofia se formou em psicologia, mas nunca trabalhou como psicóloga. Vivendo em São Paulo, evita entrevistas, mesmo com a retomada de sua imagem como um ícone pop, sendo integradas a memes e até mesmo uma página humorística que, antes de um acordo feito diretamente com a fábrica de palitos, estampava o rosto da ex-modelo para milhões de seguidores no Facebook e Instagram.