Foto: Evaristo Sá
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez duras críticas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante um café da manhã com o presidente Lula.
O nome de Costa entrou no radar de Lula — para uma possível demissão –, depois de o ministro dizer que Brasília é “uma ilha de fantasia” e que a capital do país deveria mudar de lugar.
No encontro, que aconteceu na segunda-feira 5, Lira destacou a falta de articulação política do governo Lula com o Congresso, tendo em vista que a gestão petista ainda não possui uma base sólida na Casa.
O presidente da Câmara então argumentou que os líderes partidários têm dificuldades no relacionamento com Rui Costa. As principais queixas dos caciques seriam em relação à maneira “truculenta” com a qual o ministro conversa com os parlamentares, além da “inabilidade” do trato político.
Lira classificou as afirmações de Costa sobre Brasília como “inoportunas” e “inadequadas”, principalmente porque a declaração foi dita na semana em que o Senado começava a discutir o arcabouço fiscal e que tinha a correção do Fundo Constitucional do Distrito Federal como pano de fundo.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também foi alvo de reclamações na reunião. Lira já vinha fritando Padilha há alguns meses. Na ocasião, o presidente da Câmara disse que o ministro não possui os instrumentos para cumprir acordos com os parlamentares.
Revista Oeste