Um levantamento do Blog do Dina, com base no Registro Digital do Voto (RDV) das 8.115 urnas eletrônicas utilizadas no Rio Grande do Norte, identificou que 26.671 eleitores digitaram o número 22, associado ao candidato Álvaro Dias, durante o segundo turno da eleição para governador. Como o número não correspondia a nenhum dos candidatos que disputavam a etapa final, os votos foram registrados como nulos.
De acordo com os dados divulgados, outros 32.122 eleitores digitaram 00 nas urnas em todo o estado. Somados, os dois grupos representam 58.793 eleitores que compareceram para votar, mas não escolheram nenhum dos candidatos que disputavam o segundo turno, Cadu e Allyson.
Em Natal, 7.097 eleitores digitaram o número 22, enquanto 9.555 registraram 00. Os dados fazem parte da análise do RDV, arquivo que registra as escolhas digitadas nas urnas eletrônicas, preservando o sigilo sobre a identidade dos eleitores.
O levantamento também compara os números com a diferença de votos entre os candidatos. Cadu venceu a disputa por 32.625 votos. Considerando apenas os eleitores que digitaram 22, o total equivale a aproximadamente 82% da diferença registrada entre os dois candidatos.
Quando os votos associados às digitações 22 e 00 são somados, o resultado chega a cerca de 1,8 vez a diferença de votos que garantiu a vitória de Cadu.
Os números, porém, não permitem afirmar em quem esses eleitores votariam caso Álvaro Dias estivesse na disputa ou se tivessem escolhido outro candidato. O registro indica apenas as teclas digitadas e o resultado correspondente na urna, sem revelar a intenção individual de voto.
A análise foi divulgada pelo Blog do Dina, que utilizou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incluindo o Registro Digital do Voto e os números oficiais da totalização do segundo turno.