Foto: Reprodução/Instagram.
A jornalista e influenciadora digital Bárbara Destefani está judicialmente liberada para voltar a atuar nas redes sociais. Decisão em favor da reativação dos perfis dela, que lidera o canal Te Atualizei, no YouTube, foi divulgada na sexta-feira 2, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Bárbara estava com as redes sociais suspensas desde janeiro. O próprio Moraes foi o responsável por determinar o bloqueio. Agora, contudo, o ministro atendeu ao pedido apresentado pelos advogados da influencer. De acordo com a defesa, ela nunca atuou em grupo digital e nem atuou na promoção de conteúdos enganosos.
“[Bárbara] jamais atuou em grupo ou em rede articulada de pessoas, disseminou notícias falsas ou desinformação, tampouco desferiu ataques às instituições”, alegou a defesa da influenciadora, conforme informa o jornal Gazeta do Povo. Ainda de acordo com os advogados Jorge Luiz Saldanha e Wellington Silva dos Santos, “não persiste mais razão para a manutenção do bloqueio” dos perfis da marca Te Atualizei.
A volta de Bárbara às redes sociais não se dá, entretanto, de forma plena. Em sua decisão, Moraes manteve a exclusão de postagens anteriores que ele considerou como irregulares. Além disso, determinou o pagamento de multa diária de R$ 10 mil, em caso de novas veiculações de “notícias fraudulentas”.
Bárbara Destefani nas redes sociais
Antes da suspensão de janeiro, Bárbara Destefani tinha público na casa dos milhões em ao menos três plataformas digitais. No YouTube, o canal Te Atualizei contabilizava mais de 5 milhões de inscritos. Ela contava com 2 milhões de seguidores no Twitter. No Instagram, a base estava em 1 milhão de seguidores.
Créditos: Revista Oeste.