• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 11 de outubro de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Política

Bomba: Embaixadores do Brasil pensam em pedir aposentadoria em massa com medo de retaliação de Eduardo por terem boicotado governo de Jair Bolsonaro

Por Junior Melo
11/out/2026
Em Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A possibilidade de Flávio Bolsonaro (PL) assumir a Presidência da República tem provocado apreensão entre integrantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE), segundo relatos publicados pela Coluna do Estadão. Diplomatas de alto escalão afirmam considerar a antecipação da aposentadoria para evitar atuar em um eventual governo do senador.

A preocupação está relacionada à experiência da política externa durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e às declarações recentes do ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que ameaçou promover uma “faxina” no Itamaraty contra servidores que manifestaram apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

Embaixadores veem risco para suas carreiras

Leia Também

Flávio Bolsonaro recebe possível apoio de Rui Costa Pimenta

Meta contesta denúncia de interferência eleitoral feita pela campanha petista

TSE dá 48 horas para Meta explicar denúncias sobre impulsionamento de Lula

De acordo com a reportagem, diplomatas alinhados às diretrizes da atual gestão avaliam que poderiam ocupar posições de destaque em um eventual quarto mandato de Lula. A perspectiva de uma vitória de Flávio Bolsonaro, por outro lado, é vista por alguns desses profissionais como o encerramento de suas trajetórias em funções estratégicas.

A aposentadoria antecipada aparece como uma alternativa para embaixadores próximos de atingir a idade-limite de 75 anos. O desânimo também alcança servidores que trabalham com temas como organismos multilaterais, direitos humanos, América Latina, questões de gênero e meio ambiente.

Pelo menos três secretários do ministério relataram à coluna que consideram a eleição de Flávio um possível ponto final em suas carreiras. Um deles afirmou não se sentir confortável em cumprir orientações de um eventual governo do senador e disse considerar a possibilidade de atuar em um consulado, em funções mais distantes das decisões políticas.

Declarações de Eduardo Bolsonaro ampliam tensão

A apreensão aumentou após Eduardo Bolsonaro criticar a embaixadora Vanessa Dolce de Faria, Alta Representante para Temas de Gênero do Itamaraty. A diplomata publicou uma fotografia usando uma camisa e segurando uma bandeira de Lula durante um ato de campanha.

Em publicação na rede social X, Eduardo sugeriu que a embaixadora fosse enviada ao Zimbábue em uma eventual mudança de governo. Ele também afirmou que, caso Lula fosse reeleito, ela provavelmente seria designada para a Colômbia, destino que classificou como inadequado para a atuação diplomática brasileira.

A declaração foi acompanhada de críticas à atuação da diplomata e de uma sugestão de transferência para o país africano. O episódio reforçou o receio de servidores de que manifestações políticas e posições institucionais possam influenciar futuras decisões sobre postos e funções no ministério.

Segundo os relatos reunidos pela Coluna do Estadão, a possibilidade de mudanças na condução da política externa e de retaliações contra integrantes da carreira diplomática passou a ser motivo de preocupação entre parte dos funcionários do Itamaraty.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Pfeifer defende agenda comum na América do Sul para ampliar influência global

PRÓXIMO

PF aponta reunião na Suíça como início das tratativas para compra do Master pelo BRB

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se