Foto: Reprodução/RemessaOnline.
Desde o final do ano passado, vários “chatbots” como o ChatGPT, o Bing Chat ou mesmo o Google Bard têm conseguido captar a atenção mundial. As enormes funcionalidades – desde resumir documentos até compor poemas ou programar software – explicam sem dúvida a sua popularidade, que ultrapassa os limites do mundo informático e chega aos dispositivos móveis.
Nos últimos meses, muitos usuários procuraram aplicativos que fornecem acesso ao ChatGPT e outros chatbots na Google Play Store e na App Store, levando os desenvolvedores a criar imitações do chatbot da OpenAI.
Alguns desses aplicativos geram receitas colossais (segundo dados fornecidos pelo AppMagic). A maioria dos aplicativos da lista é baseada em GPT, exceto alguns dedicados à geração de imagens. Além disso, estes (geralmente) têm ícones de aplicativos que remetem ao logotipo do ChatGPT – o que pode ser muito enganador.
E esses muitos aplicativos para usuários do ChatGPT caem diretamente no reino dos golpes porque oferecem funcionalidades pagas gratuitamente. Na verdade, tecnicamente falando, muitos deles não passavam de mini-navegadores “hackeados” para acessar um único site: o do ChatGPT‘
A versão oficial do ChatGPT para smartphones vai mudar muita coisa
No entanto, a era de ouro dessa nova e próspera indústria “pseudo-ChatGPT” pode estar chegando ao fim. Porque, OpenAI está finalmente dando aos usuários o que eles pedem há meses. Com efeito, na semana passada, a empresa liderada por Sam Altamn anunciou a chegada do seu famoso chatbot, por enquanto apenas no iOS, ainda que se preveja que o Android beneficie da sua aplicação oficial muito em breve na loja Google Play.
Uma decisão que deve, portanto, levar a uma diminuição e um possível fim em todas as falsificações que atualmente abundam nas várias lojas móveis. Para quem está se perguntando, o aplicativo é para todos os usuários do ChatGPT (gratuito e pago) e oferece todos os recursos da versão web, além de alguns novos.
Recursos do ChatGPT móvel
- Reconhecimento de fala: como às vezes é mais útil falar para o smartphone do que digitar nele, e aproveitando que o OpenAI também possui o modelo de reconhecimento de fala Whisper, o aplicativo também permite prompts de ditado.
- Sincronização do histórico de bate-papo: todas as conversas realizadas com uma conta ChatGPT na web também estarão disponíveis no aplicativo e vice-versa.
- Recursos antecipados: os usuários do ChatGPT Plus também podem usar o aplicativo para obter acesso antecipado a novos recursos.
Créditos: IGN Brasil.