Eleitores de pelo menos nove municípios e comunidades de Mato Grosso do Sul enfrentaram falta de energia elétrica neste domingo (4), durante o primeiro turno das eleições de 2026. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), apesar dos apagões, a votação segue normalmente porque as urnas eletrônicas possuem baterias internas.
Os problemas foram registrados em Jateí e no distrito de Nova Esperança, Iguatemi, Ponta Porã, Dourados, Angélica, Bataguassu, Corguinho e no distrito de Fala Verdade, Brasilândia e no Assentamento Mutum, em Ribas do Rio Pardo.
Em Campo Grande, houve oscilações no fornecimento de energia na Escola Municipal Rachid Saldanha Derzi, no Jardim Noroeste. Uma eleitora relatou que a luz caiu e voltou pelo menos três vezes durante a votação.
Eleitores votam no escuro em aldeias de Dourados
Em Dourados, a situação foi mais complicada nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Toda a aldeia Bororó ficou sem energia, enquanto parte da Jaguapiru também enfrentou o apagão.
Com os locais de votação às escuras, eleitores precisaram continuar o procedimento mesmo sem iluminação adequada.
“Foi meio difícil porque está escuro, está sem energia, mas consegui votar em todos os candidatos”, relatou o agricultor Jonas Valério, que votou na Escola Municipal Tengatui, na aldeia Jaguapiru.
Urnas continuam funcionando
O TRE-MS informou que os problemas no fornecimento de energia não impedem a realização da votação. O tribunal afirmou que acompanha as ocorrências e mantém contato com a concessionária responsável pelo serviço para a adoção das medidas necessárias.
As urnas eletrônicas possuem baterias internas com autonomia aproximada de 12 horas, permitindo que os equipamentos continuem funcionando mesmo quando há interrupção no fornecimento de energia elétrica.
O TRE-MS também informou que as condições climáticas registradas no estado não impedem a votação e que procedimentos de contingência estão sendo adotados para garantir a continuidade do processo eleitoral.