• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 12 de outubro de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Ministério da Saúde age rápido e compra de 50 mil doses da vacina contra varíola dos macacos

Por Terra Brasil
29/jul/2022
Em Governo, Internet
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A imunização se concentrará em profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato direto com pacientes infectados

O Ministério da Saúde anunciou, nesta sexta-feira (29/7), a negociação da compra de 50 mil doses de uma vacina contra a variola dos macacos. O imunizante Imvanex é produzido pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic e foi aprovada pela agência europeia de medicamentos (EMA) na semana passada.

Segundo o Arnaldo Medeiros, secretário de vigilância em saúde, a compra ocorrerá por um consórcio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Brasil deve receber as primeiras doses no mês de setembro e o restante em outubro. Em um primeiro momento, a imunização será restritra aos profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato direto com pacientes infectados. 

Daniel Pereira, secretário executivo do Ministério da Saúde, ressaltou que a doença é de baixa letalidade, segundo ele, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dos cerca de 20 mil casos registrados no mundo, apenas seis resultaram em óbitos.

Leia Também

Limite de velocidade pode cair para 30 km/h nas ruas e 80 km/h nas rodovias no Brasil

Nova lei pode garantir carro zero com isenção de imposto para idosos

Projeto de lei prevê cobrança maior de multas para carros desse valor

Pereira ressaltou também que é fundamental a procura de uma unidade básica de saúde nas primeiras suspeitas do contágio da doença, ressalta que, diferente de outras doenças, a varíola dos macacos tem tratamento muito eficaz, que a vacina não é o único tratamento possível.

O anúncio foi feito durante coletiva na sede da pasta, em Brasília. Além do imunizante, o Ministério informou a criação doCentro de Operação de Emergências (COE) para tratar do surto de infecções por varíola dos macacos.

Primeira morte no Brasil

O Brasil registrou a primeira morte por varíola dos macacos (Monkeypox) na quinta-feira (28/7). De acordo com o Ministério da Saúde, a vítima é um homem de 41 anos, natural de Uberlândia, Minas Gerais. Ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

Ainda segundo a pasta, o homem tinha imunidade baixa e comorbidades, incluindo um linfoma, câncer que afeta as células do corpo. A causa da morte foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox. Até então, apenas cinco mortes haviam sido registradas no mundo pela doença no surto atual — todas na África. 

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Mulher mais rica da Ásia perde metade da fortuna por crise na China

PRÓXIMO

Desistência de Bivar e aliança de partido de Moro com Lula rende memes na internet

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se