Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
“Ele [Padilha] faz o jogo de Janja, ganha pontos com ela e isso dá mais força a ele junto a Lula”, diz deputado ligado ao governo
Os entraves para aprovação da MP dos Ministérios colocaram o nome do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, novamente no alvo. Mas parlamentares ouvidos em reserva acreditam que ele se mantém no cargo. O ministro, observam, tem o respaldo da primeira-dama, Janja da Silva.
“Ele faz o jogo de Janja, ganha pontos com ela e isso dá mais força para ele junto a Lula”, disse em reserva um deputado ligado ao governo. O “jogo” seria o de não levar preocupações para Lula. Há o sentimento de que a primeira-dama tenta preservar o presidente, enquanto Padilha assume a dianteira nas conversas com o Congresso Nacional.
Mas a conta tem sido alta. A ausência de Lula de uma forma mais direta na articulação política preocupa parlamentares da base.
Outro ponto levantando é o de que Janja pensa como “militante” e o pouco pragmatismo político do governo seria endossado por ela junto ao presidente.
O Antagonista