Foto: Reprodução
Estudante de medicina em Roraima, Letícia Lins divulgou um vídeo nas redes sociais para mostrar a miséria à qual os venezuelanos estão submetidos. Em razão da crise humanitária no país sob a ditadura de Nicolás Maduro, milhares de pessoas cruzam a fronteira com o Brasil na esperança de ter condições dignas de vida.
“Mamãe tem de procurar na rua para poder nos dar comida”, diz uma criança, no início do vídeo. “Senão, não comemos nada.” Em outro trecho da gravação, uma mulher desabafa: “Estou cansada de brigar, de resistir. Dezenove anos de uma put* ditadura, tirania maldita”.
O vídeo intercala relatos de venezuelanos e recortes de notícias de jornal que denunciam a mazela da ditadura chavista. Também exibe comentários dos políticos socialistas da América Latina e do Caribe, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ditadores Fidel Castro e Hugo Chavez.
Esse assunto voltou à superfície depois de o petista responsabilizar os Estados Unidos pelo caos na Venezuela e rechaçar as violações de direitos humanos no país vizinho. Para Lula, as denúncias contra Maduro são fruto de “narrativa”.