Em conversa por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os EUA não irão se envolver nas eleições de 2026 no Brasil, segundo fontes do governo brasileiro.
De acordo com interlocutores que acompanharam a ligação, Trump perguntou a Lula sobre o cenário eleitoral brasileiro. O presidente respondeu que há vários candidatos na disputa e destacou que o sistema eleitoral do país é “muito confiável”.
O telefonema durou cerca de 1 hora e 20 minutos e partiu de Lula, diretamente do Palácio da Alvorada. Entre os temas discutidos estiveram o tarifaço sobre produtos brasileiros, o combate ao crime organizado e os conflitos internacionais.
Segundo auxiliares do presidente brasileiro, a conversa marcou a retomada do diálogo em alto nível entre os dois governos e não teve como objetivo responder às recentes críticas do Departamento de Estado dos EUA ao Brasil.
Lula também comentou que já conversou recentemente com os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, sobre a escalada dos conflitos globais.
