O WhatsApp apresentou instabilidade no fim da tarde desta segunda-feira (3), afetando o envio de arquivos de mídia para diversos usuários. Segundo relatos, o problema impede o envio de fotos, vídeos, figurinhas e a publicação de status, principalmente em aparelhos com sistema Android.
Em testes realizados, o envio de uma imagem de um smartphone Android para um iPhone não foi concluído. A foto permaneceu na conversa com a opção de tentar o envio novamente. Já em iPhones e no WhatsApp Web, o compartilhamento de imagens e a publicação de status ocorreram normalmente, inclusive para dispositivos Android.
Apesar da falha no envio de mídias, outras funções do aplicativo, como o envio de mensagens de texto e áudios, continuaram funcionando normalmente.
O site DownDetector, que monitora falhas em serviços online, registrou um aumento significativo nas reclamações a partir das 18h. Por volta das 18h30, o número de notificações atingiu o pico, indicando uma instabilidade generalizada.
Nas redes sociais, usuários brasileiros e de outros países também relataram dificuldades para utilizar os recursos de mídia do aplicativo.
Mais cedo, o WhatsApp já havia sido alvo de reclamações por outro motivo. Diversos usuários informaram que receberam notificações de banimento da plataforma sem explicação, ficando impedidos de acessar suas contas e enviar mensagens.
Em nota sobre esses bloqueios, a Meta afirmou que erros podem ocorrer ocasionalmente e que, quando isso acontece, busca resolver a situação o mais rápido possível para restabelecer o acesso dos usuários ao serviço.