• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
domingo, 2 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Educação

Após resultados positivos, Contagem amplia programa de reforço escolar em 2026

Por Junior Melo
02/ago/2026
Em Educação
Foto:  Leo Munhoz/Arquivo NSC

Foto: Leo Munhoz/Arquivo NSC

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, lançará oficialmente, na próxima terça-feira (5), a edição 2026 do Programa Reforço Escolar. Neste ano, a iniciativa será ampliada e contará com investimento de R$ 8 milhões em recursos próprios, com expectativa de atender até 5.800 estudantes da rede municipal.

O lançamento ocorrerá no Espaço do Encontro, na sede da administração municipal, reunindo professores, diretores e demais profissionais da educação.

Criado em 2025, o programa tem como foco fortalecer a alfabetização e promover a recomposição da aprendizagem, especialmente nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Leia Também

Lei que torna educação política obrigatória em todas as escolas do país foi sancionada

“Bala de prata” da educação perde força: desempenho de escolas em tempo integral cai no Ideb e acende alerta no Brasil

Escolas particulares reagem à nova lei das férias de 2027 e estudam ir à Justiça, veja detalhes

Aulas começam em agosto

As atividades de reforço terão início no dia 10 de agosto. Antes disso, os 161 profissionais contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS) começam a atuar nas escolas a partir de 3 de agosto.

Foram contratados 81 professores alfabetizadores, 40 docentes de língua portuguesa e 40 de matemática.

As turmas terão entre 12 e 15 alunos, com aulas de, no mínimo, 50 minutos, podendo chegar a 1h40 de duração.

Escolas poderão aderir ao programa

Todas as escolas municipais de ensino fundamental poderão participar da iniciativa.

Os estudantes do 2º ano receberão atendimento voltado à alfabetização, enquanto os demais anos terão reforço focado na recuperação da aprendizagem em português e matemática.

Os alunos também receberão kits individuais com materiais escolares, incluindo cadernos, lápis, borracha, apontador, cola, tesoura, régua e lápis de cor. Professores e escolas contarão ainda com materiais de apoio.

O programa faz parte do Programa de Incentivo à Permanência e Aprendizagem (Pipa), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

Critérios para participação

A seleção dos estudantes considera fatores como defasagem entre idade e série, baixo desempenho escolar, alunos reclassificados, estudantes que interromperam os estudos, além de critérios relacionados à equidade, incluindo recorte étnico-racial e estudantes estrangeiros.

Todos os participantes terão direito à alimentação escolar durante as atividades.

Primeira edição apresentou resultados positivos

Em 2025, o Programa Reforço Escolar atendeu 1.859 estudantes de 32 escolas municipais.

Segundo a prefeitura, os resultados mostraram evolução significativa no desempenho dos participantes.

Entre os alunos com defasagem de aprendizagem, houve crescimento de 49,5% em matemática e de 31,21% em língua portuguesa.

Nas turmas de alfabetização, o avanço em matemática chegou a 58%, enquanto em língua portuguesa foi de 24,58%.

O programa também registrou aumento de 21,48% na fluência em leitura e melhora nos níveis de alfabetização dos estudantes atendidos.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

PF prende motorista com caminhão-baú carregado de maconha durante operação

PRÓXIMO

Mercado da bola: Salah, Fabinho e Vlahovic lideram lista de craques sem clube

Please login to join discussion
grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se