Foto: Reprodução.
Uma matéria da Globo repercutiu nas redes sociais após inúmeras críticas dos internautas que denunciaram o veículo como tendencioso. A manchete dizia: “brasileira transexual é agredida com bastão, chutes e gás de pimenta por policiais em Milão”, não deixando claro que se tratava de uma contenção da Polícia Italiana e que a transexual na verdade havia cometido diversos crimes.
O incidente ocorreu em Milão, Itália, em 24 de maio. O indivíduo transexual sendo subjugado pela polícia foi denunciado após expor seu pênis a crianças em idade escolar e ameaçar infectar pessoas com HIV. Ele então tentou violentamente escapar da prisão.
Alguns internautas, inclusive, sugeriram títulos mais adequeados, como o seguinte:
SUJOS! Manchete sem lacração: "Transsexual brasileira molesta crianças na Itália, ameaça transmitir HIV para elas e é contida pela polícia local". Essa é a verdade! A chamada de vocês dá a entender que houve uma agressão deliberada, motivada por homofobia. Não houve. DESONESTOS!
— Daniel Penna-Firme 🇭🇺 ✝️ (@danielpfirme) May 27, 2023
Outros internautas ainda parabenizaram e agradeceram Elon Musk pela reforma na rede social que permite destacar contexto de notícias consideradas “desinformação”. Veja a seguir:
te amo elon rusky
— thz (@oldthz) May 28, 2023
Obrigado Elão!! @elonmusk
— Jota (@JRicardo09) May 28, 2023