Foto: Cap Edvaldo, Cb Davi Silva, Sd Leal e CMB.
Ao longo dos últimos meses o número de militares norte-americanos em território brasileiro tem sido bastante grande, a integração entre as 2 forças armadas e a realização de um número maior de exercícios militares aparentemente tem aumentado a ponto de gerar comentários de pessoas incomodadas com questões relacionadas à defesa nacional e inviolabilidade do território brasileiro
Na última quarta-feira dia 24 de maio , o general Tomás , que atualmente comanda o Exército Brasileiro recebeu em seu gabinete no quartel general do Exército Brasileiro a visita da general Laura Richardson , que comanda o comando do sul, setor militar dos Estados Unidos da América responsável por ações na parte sul dos EUA, bem como na América central e América do Sul.
Brasília (DF) – O Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, recebeu na última quarta-feira, 24, no Quartel-General do Exército, a Comandante do Comando Sul (SOUTHCOM) dos Estados Unidos da América, General Laura Richardson. Ambos reuniram-se na Sala de Reuniões do Alto Comando Exército com presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Soares, e do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General Furlan, além de membros da comitiva da general.
Ao longo da semana, a general norte-americana cumpriu uma agenda em Brasília que incluiu a participação em um painel, no Colégio Militar de Brasília, sobre o programa Mulheres, Paz e Segurança, da Organização das Nações Unidas; e uma visita ao Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), localizado no Forte Marechal Rondon, do Exército Brasileiro.
General Laura Richardson
Natural de Northglenn, Colorado, a General Laura J. Richardson é aviadora do Exército dos EUA e é a primeira mulher na história do exército norte-americano a assumir o posto de Comandante do Comando Sul, posição que ocupa desde outubro de 2021. Com mestrado em Estratégia de Recursos Nacionais pela Escola Dwight D. Eisenhower de Segurança Nacional e Estratégia de Recursos da Universidade de Defesa Nacional, a General Richardson serviu anteriormente como Comandante Geral do Exército Norte dos EUA (Quinto Exército) em Fort Sam Houston, Texas, e também já foi Vice-Comandante geral do Comando das Forças do Exército dos EUA em Fort Bragg, Carolina do Norte; Chefe de Ligação Legislativa do Exército com o Congresso dos EUA em Washington D.C. e Subchefe de Gabinete para Comunicações no Quartel-General da Força Internacional de Assistência à Segurança em apoio à Operação Enduring Freedom, Cabul, Afeganistão.
Créditos: Sociedade Militar.