Francia Márquez esteve no Brasil nesta semana
Francia Márquez, vice-presidente eleita da Colômbia, já manifestou sua torcida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial no Brasil. Integrante do primeiro governo de esquerda da história de seu país, a política declarou que uma vitória do petista seria algo “magnífico”.
– Se Lula ganhar será magnífico, porque não somente vamos nos articular entre movimentos sociais, mas também com um governo que terá agendas muito semelhantes às que impulsionaremos a partir da Colômbia – disse em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em passagem pelo Brasil nesta semana.
A menos de 15 dias da posse de Gustavo Petro como presidente da Colômbia, Márquez iniciou uma viagem por outros países da América do Sul para vários atos e encontros com autoridades no Brasil, Chile, Argentina e Bolívia.
A colombiana encontrou-se com Lula em São Paulo, nesta terça-feira (26), na sede da Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT. Ao ser questionada de por que não se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), Francia disse que seu objetivo no Brasil era “impulsionar as lutas dos movimentos sociais negros, dos movimentos indígenas, dos movimentos camponeses, dos movimentos ambientais que ajudam a enfrentar o desafio da crise ambiental, dos movimentos de mulheres por seus direitos à igualdade e justiça”.
Ainda sobre o chefe do Executivo, Francia disse que “o povo brasileiro votou nele [em Bolsonaro]. E respeitamos essa decisão, ainda que não concordemos com as ideias e políticas dele”.
Quanto a Lula, os elogios se seguiram:
– Lula é o único presidente que levou em consideração os direitos da população negra no Brasil. Um país em que mais de 50% das pessoas são negras tem que pensar em políticas de governo a favor dessa população – declarou.
Pleno News