Foto: Fernando Bizerra/EFE
Os quase cinco meses completos de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são avaliados de modo distinto entre as regiões brasileiras, refletindo parte dos resultados vistos na eleição de 2022, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça (23) pelo instituto Paraná Pesquisas.
O governo de Lula tem 67,4% de aprovação em seu principal reduto eleitoral, o Nordeste, enquanto que o Sul desaprova a nova gestão em 51,2%. A situação é um pouco mais favorável ao presidente nas regiões Norte e Centro-oeste, com 54,3% de aprovação e 39,7% de desaprovação, e um mais equilibrada no Sudeste, com 49,7% e 43,2%, respectivamente.
Na avaliação nacional da pesquisa, Lula tem uma aprovação de 54,1% contra uma desaprovação de 39,4%, enquanto que 6,5% dos entrevistados não sabem ou não quiseram opinar sobre o desempenho deste terceiro mandato.
Com relação à situação econômica do país, que ainda aguarda a votação da nova regra fiscal e está na expectativa pela reforma tributária, a percepção da economia não teve mudanças para 45,4% dos entrevistados, enquanto que 26,8% acham que melhorou e 25,8% que houve uma piora.
O instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.023 eleitores em 164 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para os resultados gerais, variando de 3,4 no Sudeste a até 5,8 no Sul. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.
Gazeta do Povo