Xand Avião revelou que foi diagnosticado com psoríase há quatro anos. O cantor compartilhou a notícia com os fãs no começo da semana pela primeira vez e falou sobre como tem sido afetado pelos sintomas da doença desde a descoberta.
Ele explicou que a psoríase evoluiu e passou a ocupar todo o corpo dele desde a descoberta. Mas não foi tão simples chegar a um diagnóstico. “Começou aqui no meu dedo, eu achava que era alguma coisa de pele, ela (a médica) passou algumas pomadas, mas não surtiu efeito. Só que do meu dedo começou a passar para a minha cabeça, para perto da orelha e foi aumentando”, contou em uma rede social, de acordo com o jornal O Povo.
Ele explicou ainda que foi aconselhado a fazer um tratamento com injeções e que ele tem funcionado. As medicações chegam a custar R$ 17 mil por mês, mas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
Xand contou também que a doença atrapalhava um pouco a vida profissional e a relação com os fãs. “Eu me sentia envergonhado e evitava dar entrevistas, porque a doença é visível na pele e isso me incomodava bastante. Como costumo tirar quase 100 fotos por noite e dar quatro entrevistas, estava me afetando”, desabafou.
O cantor lembrou ainda que a doença se agravou durante a pandemia por causa de estresse e ansiedade. Ele considera que foi um período que essas coisas se intensificaram na vida dele. A informação é do Metrópoles.
O que é a doença de Xand
A psoríase é uma doença crônica e inflamatória que provoca lesões avermelhadas e em tons de rosa, geralmente cobertas de escamas esbranquiçadas, na pele. Os sintomas incluem ainda ressecamento da pele, coceira, queimação e dor nas áreas afetadas, inchaço e rigidez nas articulações e alterações nas unhas, como forma, espessura e cor. Ela não é contagiosa e as manifestações aparecem e somem.
Jornal O Povo