Foto: Reprodução
A Apple pode investir em um conjunto fotográfico totalmente reformulado em seus celulares básicos, segundo vazamentos recentes. Os vindouros iPhone 15 e iPhone 15 Plus devem inaugurar sensores de 48 megapixels na categoria mais em conta da maçã, após oito gerações do iPhone com lentes de 12 megapixels. Se confirmada, a novidade vai equiparar os dois modelos aos celulares premium das categorias Pro e Pro Max, que já usam a resolução desde o ano passado, com o iPhone 14 Pro.
As informações do vazamento foram reveladas pelo analista Jeff Pu, que também mencionou o suporte ProRAW entre as novidades esperadas para a próxima linha de iPhones. A tecnologia em questão está presente entre os celulares mais caros desde o iPhone 12, com o objetivo de otimizar o processamento das imagens capturadas, de modo a facilitar também a edição posterior.
A possível mudança nas lentes seria significativa para os telefones da Apple, que carregam arranjos com a mesma resolução desde o iPhone 6S, anunciado em 2015. De lá para cá, a empresa implementou alguns recursos que serviram para manter um padrão de qualidade dos registros, mas, agora, o aperfeiçoamento dos cliques deve começar logo na ficha técnica.
Segundo as especulações, o novo sensor traseiro do iPhone 15 teria três camadas em sua construção. Na prática, isto poderia ajudar a captar mais luminosidade e gerar cliques mais nítidos, mesmo durante a noite. Quanto à lente frontal, não há informações, tampouco rumores que indiquem alguma mudança semelhante ao que se espera para a câmera principal.
Ainda de acordo com o relatório vazado, o upgrade nas câmeras pode gerar uma sobrecarga na cadeia de suprimentos da gigante de Cupertino — o que resultaria em atraso na entrega dos novos modelos aos consumidores. Entretanto, é preciso lembrar que esta preocupação e a suposta novidade ainda seguem no campo dos rumores, sem nenhuma confirmação por parte da fabricante.
Além das novas lentes, espera-se que os telefones mais baratos adotem o notch interativo, conhecido como Dynamic Island. Os iPhones 15 e 15 Plus também devem trazer o chip A16 Bionic entre suas configurações, além de uma entrada no formato USB-C, a mesma dos telefones Android.
Com informações de 91 Mobiles