Foto: Reprodução
Na tarde desta Quinta-feira (11/05), uma discussão acalorada entre o deputado federal Mário Frias (PL-SP) e o blogueiro Guga Noblat ocorreu durante uma sessão na Câmara dos Deputados. O episódio aconteceu durante a discussão sobre Censura no Brasil e foi organizada por políticos de direita.
O deputado Mário Frias se dirigia para sentar no plenário da comissao quando foi atacado verbalmente pelo blogueiro de extrema-esquerda que defendia a controversa PL das “fake news” que é tida como uma ferramenta que pode censurar as redes sociais, Guga Noblat. Noblat, que estava presente no plenário, questionou a posição do deputado quando ele se dirigia para a tribuna e insinuou que Frias poderia ser preso caso a proposta fosse aprovada.
A declaração de Noblat foi recebida com indignação pelo deputado, que imediatamente se defendeu das acusações e o chamou de “anão da mídia”. A discussão se acirrou ainda mais, e Guga sacou o celular tentando criar uma narrativa para exibir nas redes sociais, diante disso o deputado disparou: “se você não se comportar vou pedir sua saída daqui” retirou o celular de sua mão e o pós sobre a mesa como mostra o vídeo.
O PL da Censura, que já havia sido aprovado pelo Senado em junho de 2020, prevê medidas para coibir a disseminação de notícias falsas nas redes sociais. A proposta é alvo de críticas por parte de entidades de defesa da liberdade de expressão, que a consideram uma ameaça à democracia e ao direito à informação.
O deputado Mário Frias nega agressão por parte dele e diz que só se defendeu de uma agressão dentro da casa legislativa.