Foto: Reprodução.
Na sexta-feira 5, o Grupo Folha formalizou a demissão de 20 jornalistas do UOL, noticiou o site especializado Portal dos Jornalistas. Além disso, novas vagas para a contratação de profissionais de imprensa foram congeladas. A empresa também mandou embora gente do departamento de tecnologia de informação. Os cortes ocorreram para reduzir custos e por causa do baixo desempenho de audiência.
Recentemente, apenas pessoas jurídicas haviam sido demitidas. A tesoura, agora, passou nos profissionais em regime CLT.
A demissão de jornalistas pelo Grupo Folha ocorreu depois de a Rede Globo cortar despesas. No início de abril, a emissora dispensou dezenas de profissionais de imprensa. Os cortes atingiram funcionários que atuavam na TV Globo, na GloboNews e no G1, em três cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Naquele mês, a Globo demitiu também jornalistas com décadas de serviços prestados à empresa de comunicação, entre eles, o repórter Régis Rösing, o comentarista Maurício Noriega e o narrador Jaime Júnior.
Em dezembro de 2021, Oeste noticiou que a Globo pôs ainda à venda a sua sede histórica, na cidade de São Paulo, e passou a pagar aluguel, em virtude da crise financeira.
Créditos: Revista Oeste.