foto: Reprodução
O deputado federal André Janones (Avante-MG) enganou ao afirmar nas redes sociais nesta quarta-feira (3) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pela Justiça dos EUA e é investigado pelo FBI por fraudar o cartão de vacinação contra Covid-19. Não há indícios ou evidências que comprovem a alegação do parlamentar, embora o ex-mandatário tenha sido alvo de operação de busca e apreensão da PF (Polícia Federal) por suspeita de fraude no documento.
A investigação atingiu Bolsonaro e aliados, como o coronel do Exército e ex-ajudante de ordens Mauro Cid Barbosa, que foi preso, e foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito que investiga as milícias digitais. Segundo a polícia, a falsificação de dados de cartões de vacinação serviria para viabilizar a viagem do ex-presidente aos EUA. Não há, no entanto, nenhuma informação de que americanos tenham participado da operação.
Procurado, Janones não respondeu até a publicação desta checagem.
Confira abaixo, em detalhes, a checagem:https://d-3492745139567216845.ampproject.net/2304212144000/frame.html
Após a justiça dos Estados Unidos indicar que Bolsonaro deve pegar 10 anos de cadeia no país e o FBI começar a investigar o caso, Bolsonaro ACABA DE CONCEDER a senha do seu aparelho de celular aos policiais!
Após a notícia de que a PF teria realizado uma operação de busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (3), em meio a uma investigação de fraude do cartão de vacinação, o deputado André Janones (Avante-MG) desinformou ao publicar nas redes sociais que o ex-presidente estaria sendo investigado e processado nos Estados Unidos:
- Diferentemente do que afirma Janones, não há nenhum posicionamento do Judiciário americano sobre o caso até o momento;
- E também não há nenhum indício de que o FBI tenha começado a investigar o caso.
- Não há citações a autoridades dos EUA na decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a operação de hoje.
Aos Fatos não encontrou nenhuma notícia de que a Justiça americana teria “indicado que Bolsonaro deve pegar 10 anos de cadeia no país”, como disse Janones nas redes. Não há qualquer informação sobre processos judiciais similares envolvendo Bolsonaro nos Estados Unidos, como Aos Fatos constatou em busca nos principais órgãos de imprensa e no Court Listener, site que compila movimentações e documentos de ações judiciais que tramitam em tribunais americanos.
O deputado, na verdade, distorce uma informação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, de que a lei americana pode punir quem entrar com documentos falsos no país. “As consequências são sérias. Se você cometer fraude, você não receberá o benefício imigratório que você busca. Você também pode enfrentar multas ou prisão”, diz a nota. De acordo com a lei americana, a pena de prisão nesses casos pode chegar até 10 anos.