foto: Poder 360
Governador deve tentar reeleição ao governo de SP; Tarcísio diz que Michelle Bolsonaro poderia ser uma “opção” para 2026
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse nesta 3ª feira (2.mai.2023) que jamais disputaria eleições contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada no Palácio dos Bandeirantes, durante entrevista à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, transmitida nesta tarde.
“Eu não vou disputar nunca contra uma pessoa que me abriu todas as portas”, declarou. O governador foi ministro da Infraestrutura de Bolsonaro. O ex-chefe do Executivo fez, durante as eleições de 2022, campanha para que Tarcísio assumisse o governo paulista.
Tarcísio disse falar com o ex-presidente quase todos os dias e que, quando “dá saudade”, faz chamadas com Bolsonaro. “Eu desenvolvi uma relação de amizade com ele. É um amigo próximo”, acrescentou.
O governador afirmou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) poderia ser uma “opção” para as eleições de 2026 e que ele deveria tentar se manter no governo de São Paulo por mais 4 anos.
Para Tarcísio, a característica ideológica do governo Bolsonaro não gerava “repercussão naquilo que era importante”, mas as pessoas ficaram “magoadas” com Bolsonaro por conta de suas declarações envolvendo a pandemia de covid-19. “As pessoas não queriam votar no PT. As pessoas ficaram chateadas com Bolsonaro”, declarou.
O governador também fez críticas à gestão do sucessor de Bolsonaro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT). Segundo ele, o governo Lula está “muito focado” em pautas ideológicas e que, por isso, deve acabar esquecendo da “questão da aritmética”. Na entrevista, Tarcísio também criticou a proximidade do PT com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e os ataques de Lula e seus aliados ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
FAVORITO PARA SUBSTITUIR BOLSONARO
Apesar das declarações de Tarcísio de que não disputaria eleições contra Bolsonaro, o presidente do Republicanos –partido ao qual é filiado–, Marcos Pereira, disse que uma possível candidatura de Tarcísio à Presidência em 2026 poderá ser estudada pelo partido. De acordo com Pereira, a sigla trabalhará para lançar o próprio candidato ao Poder Executivo.
O governador paulista é o nome favorito para substituir o ex-presidente Jair Bolsonaro, em caso de inelegibilidade, segundo a pesquisa Genial/Quaest realizada de 13 a 16 de abril de 2023.
Poder 360