Emissora alega que encontro ‘não refletiria o atual cenário da corrida presidencial’ sem os dois favoritos das pesquisas
A CNN Brasil anunciou, nesta terça-feira, 6, que decidiu cancelar a realização do debate entre candidatos a presidente da República, anteriormente marcado para 6 de agosto. A emissora alegou que o cancelamento se deu em razão da não confirmação das presenças de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).
“Sem os dois candidatos, que estão à frente nas pesquisas realizadas por institutos de opinião, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial”, manifestou a emissora, em nota nesta terça-feira.
“A CNN reforça o seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à Presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores, tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira.”
Nas redes sociais, o candidato Ciro Gomes (PDT) externou a decepção pelo cancelamento do debate de 6 de agosto.
“Para mim será uma grande decepção se a CNN Brasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate”, afirmou Ciro.
Calendário de debates
Além do cancelamento, a CNN Brasil manifestou que tem interesse em juntar forças com outras emissoras para a realização de debates entre candidatos à Presidência. O canal afirmou que vem mantendo negociação sobre essa alternativa, tanto com partidos envolvidos no pleito como com outros grupos de comunicação.
Com o cancelamento da CNN, o início da campanha deve ser marcado pelo debate de 9 de agosto, promovido pela Jovem Pan News, com confirmação ainda pendente. Cinco dias mais tarde, a TV Bandeirantes também espera levar ao público o seu debate.
Já em setembro, outros seis debates estão marcados para confrontar os candidatos à Presidência, ainda pendentes de confirmação. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.