Foto: Ricardo Stuckert
Os presidentes Lula e Alberto Fernández vão se reunir na tarde desta terça-feira, 2, para acertar os detalhes da abertura de uma linha de crédito entre o Brasil e a Argentina. A fonte do financiamento será o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A ideia é estabelecer um “crédito de exportação” via BNDES, que vai oferecer ajuda às empresas brasileiras que vendem para as companhias da Argentina e que importam serviços e mercadorias do Brasil.
Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, fez o anúncio durante uma entrevista à GloboNews, que foi ao ar ontem.
Segundo o governo federal, a necessidade da linha de crédito tem um agravante neste ano, por causa de uma seca no país vizinho, que reduziu em 40% as exportações, uma perda de aproximadamente US$ 20 bilhões.
“A gente vem discutindo há algum tempo o que a gente chama de crédito para exportação”, disse o secretário, sobre a ajuda do BNDES à Argentina. “Na verdade, é um financiamento às empresas brasileiras que vendem para a Argentina, e são essas empresas que importam serviços e mercadorias do Brasil.”
Revista Oeste