Foto: Ricardo Stuckert/PR
Petista voltou a criticar a política monetária do Banco Central
Em evento com centrais sindicais em São Paulo nesta segunda-feira, 1º, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a taxa básica de juros da economia, que se encontra em 13,75%. Segundo Lula, a Selic é responsável pelo desemprego no país.
A fala de Lula é mais um ataque do presidente da República ao Banco Central (BC). Para o petista, a taxa de juros é também a responsável pela desaceleração da economia.
“A gente não poder viver mais em um país onde a taxa de juros não controla a inflação”, disse Lula. “Ela controla, na verdade, o desemprego neste país, porque ela é responsável por uma parte da situação que nós vivemos hoje.”
O petista também voltou a prometer uma regulamentação dos trabalhadores que atuam em aplicativos privados.
No Senado, Campos Neto explica taxa de juros
Durante audiência pública realizada na semana passada pela Comissão de Assuntos Estratégicos (CAE) do Senado, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, explicou a dificuldade que há em reduzir a taxa de juros.
“[Não] há nenhuma mágica, nenhuma bala de prata”, disse Campos Neto em relação à diminuição da Selic pelo BC.
O presidente do Banco Central elencou ações que são responsáveis pela expansão econômica de um país. Campos Neto defendeu a implementação das três reformas estruturais: administrativa, fiscal e tributária.
Revista Oeste