Saiba o verdadeiro motivo da sua orelhar ficar vermelha e queimando!
Em algum momento em nossas vidas, nos questionamos o que significa quando a orelha fica quente ou vermelha. Em certas vezes, isso pode até ser um incômodo.
Para as pessoas supersticiosas, se a orelha esquerda estiver quente, isso significa que tem alguém falando mal de você. Ou se caso a orelha direita estiver vermelha e quente, é alguém falando bem de você.
Há ainda pessoas que recomendam nesses casos, morder a alça da blusa, no lado da orelha que estiver vermelha ou queimando para “romper o efeito”.
Contudo, superstições não esclarece de fato o motivo desse fenômeno, por isso há explicação científica lógicos para a orelha queimando. Vamos conferir?
Orelha quente e vermelha é superstição?
Com relação ao significado popular para quando a orelha estar queimando, algumas pessoas realmente acreditam em superstições mais sérias. Para a crença popular:
essa reação significa um “aviso do além” te dizendo que estão falando de você, isso pode de bem ou mal.
Há ainda aquelas pessoas que dizem que se for a orelha direita, pode ficar tranquilo, pois estão falando bem. Porém, se for a esquerda, já sabe, a coisa é séria e podem estar falando mal de você.
Além de toda essa superstição por causa de uma orelha queimando e vermelha, tem pessoas que sabem como “curar” os efeitos.
É simples, é só morder a alça da blusa ou a gola da camisa que o efeito passa na hora. De acordo com a crença popular, quando isso é feito, a pessoa que está falando de você morder a língua.
Orelha queimando e vermelha? A ciência explica isso para você
Pode ficar tranquilo, pois se sua orelha ficar vermelha, não significa que você está doente ou bem-falado por aí.
Isso acontece devido uma dilatação dos vasos sanguíneosna região da orelha, assim acarretando o aumento da quantidade de sangue que circulam sobre eles.
Como o sangue é vermelho e quente, essas características ficam visíveis na pele fina de sua orelha comparando-se a outras regiões do corpo.
Por isso, não se engane…
Pode acontecer em ambas, tanto na esquerda quanto na direita, independentemente de se alguém fala ou não de você. O desespero pode ficar de lado, tudo bem?
E para a explicação ficar mais técnica, esse processo se chama vasodilatação, e é estimulado de maneira diferente em cada pessoa, pois está ligado com o sistema nervoso.
Em vista disso, a vasodilatação ganha força em momentos de estresse, ansiedade ou pressão. Então, preste atenção no que você está sentindo quando identificar sua orelha vermelha e queimando.
No entanto, essa não é a única causa para a cor vermelha na orelha. Há outros motivos raros comprovados por pesquisadores, até mesmo relacionados a outras doenças.
Outros motivos para causar queimação na orelha e vermelhidão
- Estresse e nervosismo;
- ingestão de remédios vasodilatadores;
- Consumo de álcool;
- Febre e enxaqueca.
Saiba qual síndrome faz sua orelha queima
Foi registrada pela primeira vez em 1994, pelo neurologista J.W Lance a chamada Síndrome da Orelha Vermelha (SOV).
Essa síndrome trata de uma doença onde uma ou ambas orelhas ficam vermelhas e causam a sensação de queimação e enxaqueca.
Pesquisadores do Canadá fizeram uma pesquisa e descobriram que essa síndrome é uma condição rara definida por vermelhidão e queimação na região da orelha, durando assim segundos ou horas.
Síndrome da Orelha Vermelha
Já tinha ouvido falar sobre? A Síndrome da Orelha Vermelha pode acontecer de forma espontânea ou de uma variação de estímulos, podendo ser os mais variados possíveis.
Isso pode acontecer em mudanças de temperaturas, toque, esforço excessivo ou até mesmo com algum tipo de movimento que você faça no pescoço.
Ainda de acordo com alguns especialistas de saúde, a doença pode até ocorrer sem ter uma causa básica. Então, preste bastante atenção no comportamento do seu corpo quando estiver com a orelha “pegando fogo”.
Além do mais, é necessário o tratamento da Síndrome da Orelha Vermelha, ela é dada através da utilização de um betabloqueador, uma remédio usado para tratamento de problemas de pressão arterial elevada ou cardíacos.
Você pode também aliviar esse problema com compressa fria e repouso, não esquecendo também que uma dieta saudável ajuda muito na prevenção.