Foto: Valor Econômico
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pretende manter na pauta de votações desta semana o requerimento de urgência do PL da Liberdade de Expressão mesmo diante da pressão de diversas lideranças da Casa. A expectativa de Lira é de que o requerimento seja aprovado nesta terça-feira (25) e, em seguida, o relatório apresentado pelo deputado Orlando Silva(PCdoB-SP) seja votado pelos deputados.
O movimento de Lira ocorre mesmo diante da pressão de parte dos deputados e de internautas para que a matéria seja analisada por uma comissão especial antes de ser levada para o plenário. O movimento provocou um racha na Câmara e dividiu, inclusive, partidos da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como PSOL e PDT, por exemplo.
Na semana passada, o deputado Orlando Silva se reuniu com diversas bancadas no intuito de reduzir as resistências ao projeto. Apesar disso, partidos como o União Brasil, por exemplo, se manteve dividido sobre a proposta. Líder da sigla, o deputado Elmar Nascimento (BA), indicou aos seus pares que diante do impasse a questão vai precisar ser resolvida por meio do voto em plenário.
Gazeta do Povo