O deputado Rémy Rebeyrotte, do partido LREM (La République em Marche), da base de apoio ao presidente Emmanuel Macron, foi punido, na Assembleia Nacional da França,por ter feito uma saudação na nazista na sessão de 12 de julho. Nesta segunda-feira, 25, Rebeyrotte recebeu um “chamado à ordem”, uma espécie de censura pelo seu gesto, a mais leve prevista no regimento do Parlamento francês. De acordo com o jornal Le Figaro, o partido do deputado deve decidir nesta segunda por uma possível sanção.
A saudação nazista foi feita em uma sessão que votava um projeto de saúde. Rebeyrotte se defendeu, dizendo que fez o gesto apenas imitando um deputado do partido de direita Rassemblement National (RN), a Frente Nacional, da ex-candidata a presidente Marine Le Pen. Entretanto, não há nenhum registro do suposto membro do RN fazendo o gesto nazista.
Deputados do RN denunciaram a “invenção do suposto gesto de um membro eleito do seu grupo”, e Le Pen pediu punição ao deputado da base governista pela conduta inaceitável.
Em um comunicado de imprensa divulgado há alguns dias, Rebeyrotte se desculpou: “Se o gesto que cometi para estigmatizar um representante eleito da RN pode ter ofendido as consciências, quero me desculpar por isso”. Ele seguiu afirmando que trava uma luta contra a extrema direita: “Nunca desistirei da luta contra o extremismo e, em particular, contra a extrema direita, sua tentativa de banalização, seus valores xenófobos e odiosos, dividindo a Europa e a sociedade francesa.”