foto: Reprodução
Gabinete é responsável pela segurança institucional da presidência, e falhou ao não tomar providências mais enérgicas
A série de imagens impressionantes do que aconteceu no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro divulgada no domingo pelo programa Fantástico, da TV Globo, mostram que não só o general Gonçalves Dias, mas todos os militares que ali estavam ficaram inertes durante o ataque. Os vídeos foram divulgados na íntegra por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Todas aquelas pessoas ali presentes estavam cometendo crimes, o primeiro deles o de invasão de prédio público. Não entraram na sala, mas ingressaram nas dependências do próprio gabinete do presidente da República, e os militares do GSI foram coniventes ou omissos.
O governo tem defendido o ex-ministro do Gabinete Institucional, mas a verdade é que G Dias deveria ter chegado antes ao Palácio do Planalto. Se estivesse lá às 15h e convocado um efetivo muito maior, poderia ter protegido o Planalto – lembrando que os manifestantes já estavam na Praça dos Três Poderes e invadido o Congresso.
O GSI é responsável pela segurança institucional da presidência, e teria que ter tomado providências mais enérgicas. Não tomou.
O Globo