Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
O presidente Lula disse na manhã deste sábado (22), em Portugal, que “nunca” igualou as responsabilidades da Rússia e da Ucrânia em relação à guerra.
Durante entrevista coletiva ao lado do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o petista foi questionado sobre suas declarações recentes relacionadas ao conflito. Ele também afirmou: “A Rússia não quer parar, a Ucrânia não quer parar.”
Lula disse ainda que “entende” o papel da União Europeia em dar apoio à Ucrânia, mas que é hora de “parar a guerra”.
“Como a gente vai resolver na prática, você tem que convencer as pessoas que você pensa que não querem parar a parar. Nós estamos em situação em que a guerra da Rússia e da Ucrânia não está fazendo bem à humanidade. É por isso que nós temos que encontrar um grupo de pessoas que esteja disposto a falar em paz.”
Nos últimos dias, Lula voltou a dizer que os ucranianos também são culpados pela guerra e afirmou que os EUA e a União Europeia têm incentivado a continuidade do conflito. O governo americano disse que o Brasil “papagueia” propaganda russa e chinesa sobre a invasão. A declaração, dada pelo porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, ocorreu no mesmo dia em que a gestão Lula recebeu o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov.
Créditos: O Antagonista.