Foto: Reprodução
Bomba foi lançada de avião que sobrevoava a região
Um avião de guerra da Rússia lançou uma bomba em uma cidade russa de mais de 400 mil habitantes na quinta-feira 21. O equívoco causou uma cratera de 40 metros de diâmetro, danificou um carros e edifícios próximos e deixou ao menos dois feridos. A Rússia não confirmou mortes.
A bomba caiu sobre a cidade de Belgroda, que fica a 40 quilômetros ao norte da fronteira com a Ucrânia. A aeronave que levava a munição era um caça-bombardeiro bimotor Sukhoi S4-34, de acordo com informações da agência de notícias estatal Tass. A mídia estatal da Rússia não detalhou que tipo de munição caiu na cidade.
“Por volta das 22h15, horário de Moscou, em 20 de abril, quando um avião Su-34 das Forças Aeroespaciais Russas estava realizando um voo sobre a cidade de Belgorod, ocorreu uma liberação de emergência de uma munição aérea”, afirmou a Tass, citando o Ministério da Defesa da Rússia.
O vídeo das câmeras de segurança, que mostra o momento da explosão, foi publicado nas redes sociais.
O prefeito de Belgroda, Valentin Demidov, escreveu em seu canal no Telegram que vários prédios de apartamentos foram danificados na explosão.
Analistas estranharam o lançamento de emergência, já que as aeronaves militares podem lançar bombas quando há perda de potência ou falha em um dos motores. No caso de Belgroda, porém, chama a atenção que tenha havido explosão; que o material tenha sido lançado em uma cidade e não em um local despovoado; e que apenas uma bomba tenha sido lançada e não toda a munição — o que seria mais comum.
Revista Oeste